A implementação de um sistema planejado traz uma série de benefícios em diversas áreas como econômicas, sociais, ambientais e políticos para o município. Mas como provocar os gestores para a importância dos planos de resíduos sólidos mesmo em momentos de crise em que o Estado tem pouco ou até nenhuma capacidade de investimento?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos considera os Planos de Resíduos como sendo importantes instrumento para sua implementação de fato, além de ajudar na organização e viabilização do setor. A Lei 12.305/2010 determina que até 2012, todos os municípios brasileiros tivessem seus devidos Planos com o seu respectivo demonstrativo das ações a serem praticadas e que deveriam ser implementadas até 2014. Desde então, apesar de ter tido sucesso, muitos municípios ainda não implementaram as ações e outros até nem mesmo fizeram o seu planejamento.

A atual situação no Brasil

Segundo a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em 2016 foram coletadas 91% dos resíduos produzidos no Brasil, o que significa uma quantidade de 71,3 milhões de toneladas. Deste montante, 41,7 milhões de toneladas foram enviadas aos aterros sanitários. Os outros 29,7 milhões de toneladas restantes, foram destinados a lixões à céu aberto, presentes em 3.331 municípios brasileiros.

A população brasileira vem crescendo nas últimas décadas e em 2016 o país tinha 207,7 milhões de pessoas conforme dados do Banco Mundial. Como a produção de resíduos é proporcional ao crescimento da população, a tendência é de aumento na quantidade de resíduos e com isso, aumento da demanda por soluções práticas para o setor.

Em países como a Alemanha, onde são reciclados cerca de 65% dos resíduos em 2016, o mercado garantiu uma movimentação financeira de mais de 40 bilhões de euros. O mercado de resíduos alemão empregou quase 200.000 em 2016, com forte tendência de crescimento de oportunidades neste setor.

O curso de Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Portal Resíduos Sólidos é hoje o melhor curso do mercado voltado para este setor, criando oportunidade imediata para consultores qualificadosIsso se dá devido ao fato de existir no país uma massa crítica de pessoas qualificadas que conseguem perceber os resíduos sólidos, o popular lixo, como sendo uma fonte muitíssimo importante de matéria prima, que transformada em negócios se torna não somente uma fonte de renda, mas uma fonte de riqueza.

Mas como aproveitar o mercado de fato? O segredo do sucesso está, em primeiro lugar na qualificação da mão de obra fazendo com não somente que os profissionais atuais descubram o mercado, mas também consigam inspirar novos investidores para o setor. Em segundo lugar está a regulamentação do setor, de uma forma tal que transforme os desafios em oportunidades de negócio.